Maria Tereza

Ela foi batizada pelo Diego: “Tereza, amor! Esse é o nome dela!”. O Maria veio depois, pois segundo ele, ela também “tem cara de Maria.”. Para os íntimos ela é Tetê, ou melhor, Dona Tetê, haja vista que já carrega sinais de sabedoria de tempo bem vivido em seu cabelo recém grisalho. Mas Dona Tetê é uma senhora ainda vaidosa, o que percebe-se pela linda flor cor-de-rosa que ela elegantemente traz no xale feito à mão. Dona Tetê é definitivamente feliz.

Dona Tetê é fruto da minha aula de aprender a fazer boneca de feltro. Adorei fazê-la nascer. Foi uma encantadora  parturição.  Ela é uma boneca-puppet utilizada pelos professores de jardim de infância para ilustrar as histórias que contam às criancinhas. Segundo Rudolf Steiner, até os sete anos de idade o corpo etérico ainda está finalizando o desenvolvimento do corpo físico. O corpo etérico é que permite ao corpo físico viver, vitalizando o último com energia vital. A morte do corpo físico ocorre quando o corpo etérico desprende-se. Os brinquedos adequados à primeira infância são aqueles que trazem mínimos detalhes: simplicidade deve ser a palavra de ordem. Tocos de madeira, pedras, lenços de pano, quaisquer objetos naturais, transformam-se em carrinhos, bonecas e animais nas mãos das super imaginativas criancinhas. É por isso que Dona Tetê não tem nem olhos nem boca nem nariz: as crianças vão usar a imaginação fantasiando feições de alegria, espanto, tristeza. Mínimos detalhes vão incitar o uso da imaginação a qual, por sua vez, vai ajudar no desenvolvimento do cérebro pelo corpo etérico. Se as crianças receberem bonecas “prontas”,  o cérebro não terá tanto  “trabalho” e, portanto, não desenvolverá a contento.

Amanhã é o primeiro dia da minha primeira experiência em sala de aula. Estou muito feliz e empolgada. Serão duas semanas de observação. Eu escolhi fazê-lo em jardim de infância, pois sinto-me muito atraída pelos pequeninos. E escolhi o jardim de infância que limpo diariamente, pois não vejo a hora de vê-lo “vivo”, com as crianças correndo pra cá e pra lá. A Hannah, que vai ser minha professora supervisora, é muito experiente e  quero aproveitar ao máximo a sua sabedoria. No próximo ano terei três semanas a cada bimestre para continuar experimentando a arte de educar. Quero tentar outros níveis para escolher aquele que mais fortemente encantar meu coração e alma. Mas uma coisa já é certa: ao lado dos pequeninos sinto-me em casa. Uma casa que aconchega e traz paz.

Essa é a Dona Tetê!

Hoje ela adorou ficar observando a chuvinha que lá fora, insistente, caía…
Percebam que não foi meu maridão quem tirou essa foto, mas é porque eu queria mostrar a Dona Tetê de costas…


13 Comments

  1. Rita

    não estou crendo nesses artesanatos que vc anda fazendo. totalmente lindos. vc tem a manha!

    Reply

    • Tula

      Q fofa a D. Tete, qta arte amiga, Parabens!!!! e boa Sorte na sala de aula.. queria ser um mosquitinho p capitar toda sua experiencia, sem chance, entao passa depois p gente essa experiencia Maravilhosa.. bjus 🙂

      Reply

      • Nina

        brigada tulips!!! pode deixar q conto sobre o q estou amando descobrir lá 😀
        te amo! beijos

        Reply

    • Nina

      brigada fields!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! beijos com muito amor e saudades.

      Reply

  2. Gi

    quantos resultados lindos… estou adorando… muito prazer Dona Tetê! dúvida, qual é o período da primeira infância? amiga, fiz uma limpeza nos brinquedos aqui de casa, eram tantos e eles nem usavam… as crianças ganham muita coisa dos avós, tios, dindos, amigos… nunca sei o que é realmente bom ou não…beijos!

    Reply

    • Nina

      Muito prazer Gi! A Nina me fala muito da Clarice e do Lourenço – vou adorar contar historinhas pra eles! Beijos, muita luz e amor da Dona Tetê.
      —————————————
      Amiga, o Steiner considera a primeira infância até os 7 anos de idade: até os 3 anos as crianças participam de “play groups” onde ficam acompanhadas dos pais e de uma professora; dos 3 aos 6 ou 7 anos elas vão para o jardim de infância (a idade de deixar o jardim de infância depende do desenvolvimento individual de cada uma; um dos sinais para deixar o jardim de infância é a troca dos dentes de leite, sinal de que o corpo etérico “nasceu” e a criança está portanto pronta para absorver e reter informação mais consistente); quanto aos brinquedos, o mais simples e natural possível: nos jardins de infância que já visitei só vejo tocos e toras de madeira, pedras, conchas, sementes, bonecas de pano, animais talhados na madeira, faixas de pano, mantas de algodão (que viram telhados de casa :), e estruturas de madeira maiores que são utilizadas como estantes para os brinquedos mas q na hora de brincar viram casa, navio, prédio, árvore, etc….. não há nenhum brinquedo de plástico ou metal ou afins.
      dá uma olhada no site http://www.rsarchive.org/; aí estão livros, palestras e arquivos do steiner.
      te amo amiga! beijos

      Reply

      • Gi

        obrigada pela resposta super completa, adorei e o link tmbm, vou treinar meu inglês! e quem sabe fazer uma bonequita para nós em casa… o curioso é que mesmo cheios de brinquedos as crianças acabam brincando com lençóis e outras coisas, tenho percebido esse comportamento… beijos! adorei. amo vocês!

        Reply

        • Nina

          isso amiga, vc vai achar muita informação boa nesse site. depois vou te mandar uma cópia do assignment q tô fazendo sobre a experiência no kindergarten 🙂 beijos!

          Reply

  3. tati

    coisa mais fofa!!!!!!!!!!!quero uma amigaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!
    vc é tão talentosa!
    muita saudade!!!!!
    a festa foi tuuuuudddoooo de bommmmm!! estou com duas bolhas em cada pé de tanto dancar kkkkkk
    bjssssss!! love u!!

    Reply

    • Nina

      brigada gataaaaaaaaaaaa!!!! vc viu q a dona tetê é 3 né 😀
      duas bolhas em cada pé de tanto dançar é tudo de bom nessa vida né!
      q bom q vc curtiu bastante! mande fotos depois!
      te amo, muitoooooooooooo!

      Reply

  4. Tuca maia

    D. Tetê???………….rsrsrrsrrs
    amei conhecer vc.
    vc é linda , meiga, e muito vaidosa…
    O que o teo achou de vc?
    beijos.

    Reply

    • Nina

      Obrigada Tuca! Não vejo a hora de te conhecer, pois o Téo sempre fala de você e do Rohy com muitas saudades. O Téo é um menino amoroso, inteligente e muito criativo – está adorando as histórias que conto pra ele 🙂 Acho que já posso falar que te amo, Tuca Maia, pois assim como a Nina, o Diego e o Téo te amam, eu também certamente amo. Paz e amor pra você e sua família linda. Beijos da Dona Tetê

      Reply

Trackbacks & Pingbacks

  1. Arte na Pedagogia Waldorf | Up 2 U

Leave a Comment

Your email address will never be published or shared and required fields are marked with an asterisk (*).