Arte na Pedagogia Waldorf

A experiência de observação em jardim de infância que citei aqui foi maravilhosa. Não, maravilhosa é pouco, mas eu não sei qual outra palavra usaria. Estar entre crianças nutre a minha alma. É delicioso e curativo. Ficou ainda mais claro pra mim porque gurus e terapeutas incansávelmente afirmam que acordar e acalentar nossa criança interior cura qualquer ziguizira emocional. Criança é o amor na sua mais pura forma. E como amor é sinônimo de alegria, elas riem muito!  A mais simples das coisas, como semente de melancia ou gota de água no fundo do copo, viram motivo de brincadeira e muitas gargalhadas. Elas nos ensinam a receita da tão buscada felicidade a cada respiro.

Abaixo destaco algumas informações preciosas extraídas do guia informativo que os pais recebem da professora do jardim de infância:

  • Dê instruções claras às crianças: “Carregue a cadeira” ao invés de ”Não arraste a cadeira pelo chão”.
  • Os pais não devem levar as crianças pra escola se elas estão doentes: é muito difícil pra uma criança que não está bem para brincar.
  • A vida das  crianças deve obedecer ritmos, especialmente no que tange ao horário das refeições e sono. Elas precisam de uma boa noite de sono antes da escola e tomar café da manhã sem pressa.
  • O objetivo do jardim de infância é encorajar sonho e imaginação, com tempo e espaço de sobra  para explorar experiências através de todos os sentidos.
  • A professora faz uma curta e informal visita à casa de cada criança, para despertar nela a conexão entre a escola e a sua casa.
  • Os pais passam o dia na escola com a criança no dia do aniversário dela e mais outro dia a ser definido.
  • Os pais devem informar à professora qualquer mudança na vida da criança, de pequenas  a grandes:  “dormiu tarde” a “o pai está ausente por um mês numa viagem de negócios”.

Informações do Steiner extraídas de vários textos sobre Educação:

  • Repetição e rotina gerarão futuros poder de determinação e resolução.
  • A criança sente tudo com a totalidade do seu ser – ela é “ inteiramente sentidos”.
  • A criança captura nossos pensamentos, a energia que emanamos.
  • Os anos da pré-escola  são os mais importantes entre todos os anos da educação da criança.
  • Professores e pais deveriam ensinar às crianças respeito e admiração pela natureza.
  • Prematuras atividades intelectuais  geram carência de saúde e vigor na idade adulta.
  • Tudo o que a criança experimenta até os 7 anos de idade fica marcado profundamente no corpo físico.
  • Objetivo da Pedagogia Waldorf: desenvolver um currículo escolar adequado a cada estágio de desenvolvimento da criança.
  • Os professores Waldorf procuram entender o ser humano como corpo, alma e espírito.
  • A arte influencia o corpo etérico através do corpo astral. E o primeiro influencia o corpo físico.

A importância da arte no currículo escolar Waldorf é incentivada desde o jardim de infância. Em meados de novembro eu e Diego visitamos a escola onde estudo no “Open Day”, evento em que todas as salas de aula são abertas a pais e amigos os quais podem apreciar os diversos trabalhos artísticos que os alunos produzem no decorrer do ano. Ficamos simplesmente encantados com a riqueza que é a vida escolar dessas crianças. Diego registrou tudo. Todos os trabalhos fotografados foram feitos pelos alunos  – todos, sem exceção. Antes de cada grupo de fotos especifiquei a respectiva idade das crianças.

4 e 5 anos

As crianças fizeram os recortes e a professora montou as mandalas.

6 anos

“A luz do sol manda amor para mim. Ela brilha para todo o mundo.”

7 anos

8 anos

As crianças fazem uma maquete em argila e depois constroem efetivamente (fotos tiradas durante o processo de construção).

9 anos

Pingentes e ferramentas feitas pelas crianças: derreter o metal e depois moldar. Esses lindos coletes são também tecidos pelos alunos: meninos também tecem!
Aprendendo Geometria

10 anos

11 anos

12 e 13 anos

14 anos

15 anos

16 anos

17 anos

18 anos

“Imbua-te do poder da fantasia. Tenha a coragem pela verdade. Aguce o sentimento pela responsabilidade da alma.” – Rudolf Steiner


8 Comments

  1. Gi

    fantástico! que lindos esses trabalhos! inspiradores! pode mandar dicas de atividades para as mamis depois? lindos… nossa fazer um estágio com cada idade vai ser tudo de bom!

    Reply

    • Nina

      demais né gi, é realmente encantador! não vejo a hora de fazer meus estágios no ano que vem 🙂

      Reply

  2. Gi

    vou comentar de novo… é lindo! que trabalho lindo! estar cercada pelas crianças é tudo de maravilhoso mesmo, acho que não existe uma palavra, em nenhum idioma, que possa descrever isso, talvez a língua humana seja incapaz de descrever, mas nossa alma pode sentir…

    Reply

    • Nina

      amigaaaaaaaaaaa, amei essas suas palavras! realmente há coisas para as quais palavras são insuficientes mas a alma sabe decifrar….. te amo! muitas felicidades pra vc, seu bonito, clarice e lourenço! viva 2011!

      Reply

  3. Renatinha Cabela

    Zéeee, simplesmente lindo … Bj

    Reply

    • Nina

      lindo né cabelita!!!! eu fico cada vez mais encantada……… beijos com muitas saudades!

      Reply

  4. GLÓRIA

    querida,
    apesar de não lhe conhecer pessoalmente lhe agradeço por querer mostrar esse trabalho pra outras pessoas.A amiga Alessandra que me encaminhou o seu site..
    adorei o trabalho.
    muito legal!!
    obrigada.

    Reply

    • Nina

      ei glória! seja bem-vinda! é um prazer divulgar essa pedagogia que tanto tem me fascinado 🙂 beijos!

      Reply

Leave a Reply to Gi Cancel reply

Your email address will never be published or shared and required fields are marked with an asterisk (*).