Vital Years 2013 – Conferência Nacional de Pedagogia Waldorf na primeira infância

Em julho desse ano participei da Vital Years, uma conferência sobre a pedagogia Waldorf na primeira infância que ocorre a cada 2 anos aqui na Austrália. A desse ano foi em Sydney, em um lugar lindo, vejam só:

Da varanda do refeitório, vista linda do mar.
Da varanda do refeitório, vista linda do mar.
Piscina de água do mar, mas era impossível entrar, geladéeerrima!
Lindo pôr-do-sol, também da varanda do refeitório.
Nesse dia acordei bem cedinho pra caminhar. Estava chovendo um pouquinho, mas o Astro Rei apareceu pra dar “bom dia”!

Foram 5 dias de palestras e workshops. Foi intenso, muito cansativo mentalmente, mas maravilhoso! Saí de lá com um caderno recheado de notas preciosas, as quais gostaria de compartilhar aqui, pois são informações importantes pra professores de jardim de infância interessados na pedagogia Waldorf, e também para papais e mamães que querem educar seus pequeninos da melhor forma possível.

As informações abaixo são fruto de uma compilação de palestras da Louise de Forest, Lakshmi Prasanna e Annette Barone. A primeira foi professora de jardim de infância Waldorf por muitos anos e hoje viaja o mundo inteiro dando palestras. A segunda é pediatra e integra a antroposofia na sua área de atuação. E a Annette Barone também é professora Waldorf, psicóloga, e atualmente trabalha com crianças com necessidades especiais.

Tenho aplicado muito do que aprendi nessa conferência com as minhas crianças, e espero que também seja útil pra várias outras pessoas. Educar os pequeninos é uma responsabilidade imensa, é um trabalho árduo, mas é simplesmente maravilhoso. Sou grata todos os dias pelo presente que é entrar em sala de aula e aprender a ser um melhor ser humano. Sim, porque é exatamente isso o que as minhas crianças estão me proporcionando: querer ser melhor a cada dia, pra poder dar o melhor de mim pra elas. Abra o seu coração,  a sua mente e a sua alma, and here we go!

A sala de conferências. Louise de Forest nos brindando com pérolas de sabedoria.

 ♥

As crianças imitam não apenas as nossas ações, mas também o que está na nossa consciência.

A última coisa que queremos é matar a imaginação de uma criança. Quanto mais sonhadores as crianças encontrarem, mais “licença” elas terão pra sonhar.

Incentive as crianças a finalizarem qualquer atividade que estiverem fazendo, ajude-as se preciso for, pra que elas tenham a sensação de serem capazes. E lembre-as de que um dia elas serão capazes de fazer aquilo sozinhas.

Brincadeiras com mãos e dedos são muito importantes no desenvolvimento da fala. A extremidade dos dedos tem relação direta com a extremidade da língua.

Crianças com pés e mãos frios ainda não encarnaram própriamente. Pra mãos frias, faça muitas brincadeiras com as mãos e dedos. Pra pés frios, qualquer coisa que traga a consciência para os pés, como por exemplo pegar bolinhas de gude com os dedos dos pés, fazer uma massagem nos pézinhos deles, etc.

Crianças de 3 anos de idade ainda não discriminam esquerda e direita. Se colocarmos lápis de cera no lado esquerdo do papel de desenhar, a criança vai pegá-lo com a mão esquerda, e se colocarmos do lado direito, elas vão pegar com a mão direita. Dica: coloque os lápis de cera na frente do papel e permita que a criança escolha com qual mão ela quer pegá-los. Não há lado dominante do corpo até por volta de 7 anos de idade. Outra dica: chamar a mão dominante de mão “trabalhadora” e a outra de mão “ajudante”.

Encoraje as crianças a pular e saltitar. Incorpore-os em sala de aula nas rodas cantadas, nos jogos, e transições de uma atividade pra outra. Movimento é fundamental na vida da criança: ajuda a desenvolver o corpo físico, afeta a personalidade, o corpo emocional e as futuras conquistas. O aprendizado não é fruto apenas do intelecto, mas sim da relação saudável e íntegra do cérebro com o corpo.

Quando a criança se joga no chão durante as rodas cantadas (ou em qualquer outra ocasião), é porque ela não consegue fazer o que está sendo pedido. É importante ter consciência disso e ajudar a criança.

Consistência e firmeza funcionam muito mais do que ameaças. Lembre-as de que “isso é a coisa certa a fazer” quando estiver pedindo que elas façam algo que não querem fazer.

A consistência e a rotina do jardim de infância refletirão positivamente na vida do futuro adulto.

Professores de jardim de infância precisam vestir 2  mantos o tempo todo: o manto do afeto (calor humano) e o manto da atividade (manterem-se ativos em sala de aula, desempenhando atividades que têm um significado pra criança).

Professores  devem amar o que fazem. Devemos demonstrar satisfação em cada atividade desempenhada por nós. Devemos estar felizes limpando a sala, cozinhando, contando histórias, costurando, fazendo jogos e brincadeiras, comendo, etc. Qualquer que seja a atividade desempenhada por nós, essa deve vir acompanhada de genuína satisfação interna, porque as crianças percebem tudo o que sentimos. Se estamos limpando a sala com a cara emburrada, é exatamente essa a imagem que as crianças vão introjetar.

É fundamental não correr de uma atividade pra outra, mas sim fluir de uma pra outra. Não queremos que as crianças sintam que o dia é corrido e que é necessário cumprir atividades, mas queremos sim que elas aproveitem com calma cada momento do dia.

Devemos trazer dentro de nós e passar para as crianças a crença de que o mundo é um bom lugar pra se estar, que o mundo é seguro.

Não queremos apressar o desenvolvimento das crianças, mas sim proporcionar atividades que vão de encontro ao ponto em que elas se encontram hoje.

Os pais são sempre benvindos à sala de aula, mas é importante que estejam sempre desempenhando alguma atividade que tenham significado, atividades que as crianças possam imitar.

Não é necessário ter muitos brinquedos em sala de aula, mas alguns poucos e simples, feitos de materiais naturais, como por exemplo conchas, pedras, tocos e blocos de madeira, bonecas de pano, animais de pano e de madeira, e muitos panos e lençóis para as crianças criarem cabaninhas, roupas, cenários, etc. Brinquedos prontos não deixam margem pra criança imaginar, e a imaginação está diretamente ligada ao desenvolvimento intelectual. Einstein já dizia que o verdadeiro sinal da inteligência não é o conhecimento, mas a imaginação.

É importante sempre  explicar pras crianças o porquê fazemos tudo o que fazemos.

Do ponto de vista espiritual, as crianças escolhem vir pra uma determinada escola para o seu próprio benefício e também para o benefício dos pais e dos professores. Cada criança está no nosso caminho por um motivo. Não existe acaso. Elas nos viram do avesso e de ponta a cabeça, e assim, nos ensinam a sermos melhores seres humanos. Professor é aquele que está disposto a se transformar. 

Não corrigir os movimentos das crianças. O que queremos é que elas experienciem o movimento da forma como elas conseguem fazer, não queremos que elas pulem exatamente como pula o canguru. A experiência do movimento já trará benefícios, e a criança irá desenvolvendo suas habilidades ao longo do tempo. Crie uma imagem/história pra acompanhar o movimento.

Deitar na grama e olhar pro céu e pras nuvens é uma ótima forma de fazer com que as crianças descansem o corpo. Lembrem-se: o descanso é tão importante quanto o movimento.

É importante que nós adultos não julguemos uns aos outros, que aprendamos a aceitar as nossas diferenças. Nós somos a causa de muitos dos problemas que encontramos em sala de aula. É importante sempre lembrar que as crianças percebem tudo o que sentimos. Ao invés de culpar as crianças ditas difíceis, olhe pra dentro e investigue como anda a saúde da sua vida emocional e mental.

O sono do meio do dia é vital para o desenvolvimento físico da criança. Pelo menos uma hora de sono é desejável. O silêncio e a quietude da sala são imprenscindíveis pra criança relaxar e dormir. Durante o sono, os corpos astral e espiritual separam-se dos corpos físico e vital, e os primeiros serão nutridos pelo mundo espiritual, que por sua vez nutrirão os corpos físico e vital quando a criança acordar (o mesmo vale em toda e qualquer idade). Para que ocorra esse desmembramento, é necessário que a criança confie que pode entregar-se. Portanto, a nossa vida emocional e as nossas crenças impactam enormemente na capacidade delas dormirem no jardim de infância – é preciso que nós realmente acreditemos na importância do soninho do meio do dia. Se necessário for, uma massagem nos pés com óleo de lavanda é uma ótima alternativa pra ajudar as crianças mais ativas a relaxarem. Mas não permita que elas brinquem na hora de dormir – seja firme. É importante lembrá-las que o corpo precisa descansar pra crescer forte e saudável, e que também elas precisam ficar quietas e respeitar o sono das outras crianças. Não esqueça de elogiar as crianças mais ativas quando elas dormem, enfatizando como o corpo delas está mais feliz após o sono. Peça aos pais para também criarem uma rotina de sono em casa pra que a criança tenha o mesmo ritmo em casa e no jardim de infância, e instrua-os a colocarem a criança pra dormir cedo, mesmo que elas digam que não estam com sono. Ir pra cama toda noite no mesmo horário é benéfico pras crianças e elas terão tempo de digerir o dia e vagarosamente acolher o sono que chega.

Durante o sono, a criança se une com o seu anjo da guarda e experiencia os seus efeitos harmonizadores. O anjo derrama impulsos de amor na alma da criança e convence a criança de que é uma boa idéia estar na Terra. O anjo ajuda a criança a sentir-se confortável no corpo físico.

Criança precisa de alimento, movimento e descanso. Além de muito amor, firmeza e consistência.

Crianças com problemas de comportamento nos fazem conectar com o mundo ao nosso redor, pois é necessário trocar informações com os pais, psicólogos, outros professores, médicos, etc. No final das contas, são essas crianças ditas difíceis que estão nos ajudando a encontrar o mundo, a abrir nossos corações, a ser compassivos, a ser pacientes, a entender de onde eles vêm.

O comportamento da criança é adequado para a situação em que eles se encontram: ambiente em casa, situações físicas e emocionais, etc. É preciso ter reverência pelas escolhas deles em terem encarnado para vivenciarem essa situações.

Trate as crianças difíceis da mesma forma com que você trata aquelas que não apresentam problemas de comportamento, ou seja, ame-as da mesma forma e passe a mensagem de que está tudo bem com elas, que elas são amadas do jeito que são, e que os impulsos que elas trazem do mundo espiritual são benvindos. Acredite que elas vão achar o seu caminho na vida, seja ele qual for. Nos dias mais difíceis, tente manter no seu quadro mental uma experiência boa que você já teve com aquela criança. Trabalhe de perto com os pais dessas crianças, reassegurando-os que você e as crianças irão caminhar e crescer juntos. Lembre-se de sempre frisar as boas qualidades das crianças. Os pais também precisam de suporte emocional.

Não se apegue a metas, mas aproveite a jornada. Não notaremos diferenças significativas nos comportamentos das crianças até por volta de 40 anos de idade. É preciso que confiemos que estamos fazendo o que é mais apropriado do ponto de vista espiritual.

Ensine mais pelas atitudes do que através de palavras. “Deixei minha voz em casa hoje.”

Seja flexível com as rotinas de atividades diárias e semanais. Sinta o que funciona e o que não funciona, siga a sua inuição e mude o que precisa ser mudado de forma a atender às necessidades daquele grupo específico de crianças.

As crianças precisam sentir que fazem parte da comunidade (jardim de infância, família, vizinhança, etc) que as cerca e que elas contribuem pra sua existência e evolução.

A autoridade do professor perante as crianças vem da imagem que a criança tem de que o professor “sabe fazer tudo em sala de aula, sabe viver a vida como ela precisa ser vivida.” E então a criança confia nele.


6 Comments

  1. Juliana

    Amiga, muito grata por compartilhar um momento tão especial e sublime. Realmente é um presente divino estar com estes seres tão pequeninos e que nos ensinam tanto. Como é bela a auto educação.
    beijo enorme com muita saudade

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    • Karina

      obrigada jujuuuu!!!!! precisamos marcar um skype em breve!!!!! beijos muitos e saudades

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  2. Guará

    Adorei as dicas!!! Com certeza vou adotar várias lá em casa com as minhas pequetitas…Muitos beijos

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    • Karina

      que bom guará! amo ver o trabalho lindo q vc faz com suas princesinhas, parabéns!!! beijocas

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  3. Fabíola Gabriel

    Querida Kaká!
    Adorei as dicas! Ministro oficinas de atividades lúdicas e repassarei aos professores as informações do seu blog………obrigada……bjs enormes!

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    • Karina

      obrigada tia biu!!!!!!!!! vamos compartilhar informações boas pra ajudarmos nossas criancinhas a serem adultos mais felizes né! beijos grandes pra vc tb

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