Elas brincam, eu brinco, nós brincamos

Jethro, Joshua Lewis e Ned dentro de barcos pescando.

Minha experiência com minhas crianças tem sido uma benção. Eu amo cada segundo. Tenho crescido muito como pessoa e como professora: elas me ensinam muito, me ajudam a evoluir. Tem sido um presente e tanto acompanhar a evolução de aprendizado delas durante o ano, o qual aliás já está quase chegando ao fim – difícil acreditar como o tempo voou, ontem mesmo eu e Diego estávamos voltando do Brasil… E eu, como boa emotiva canceriana que sou, já comecei a antever como vou morrer de saudades delas no ano que vem, pois elas vão mudar de sala. Mas outras crianças virão e eu vou me apaixonar por elas também. Criança é algo deliciosamente viciante, né não?!

 

Abaixo uma seleção de fotos que venho tirando ao longo do ano. Mas antes de ver as fotos, acho que vale a pena ler o trecho que segue, extraído de um artigo publicado aqui, o qual introduz bem o conceito de brinquedo na Pedagogia Waldorf. Enjoy e depois me conta se minhas crianças são ou não simplesmente apaixonantes?!!

“A criança percebe o mundo pelos seus órgãos sensoriais: tato, olfato, gustação, visão e audição; pelo sentido do equilíbrio, do movimento, do calor, etc. O mundo entra nela pelos órgãos dos sentidos. E isso se dá pelo contato com a natureza, pela vivência dos elementos: ar, água, terra e fogo; pelas brincadeiras do dia-a-dia e pelos brinquedos. Tão importante como a brincadeira o brinquedo em si tem sua atuação: – o material de que é feito, as formas, as cores, a proporção, o volume, a superfície, o peso, etc. Enquanto a criança vivencia os quatro elementos ela também adquire a noção de duro-mole, pesado-leve, quente-frio, alto-baixo, grande-pequeno, e assim vai se situando no mundo e fazendo uso do que o mundo proporciona. A atividade do brincar exige um esforço interior de expressão do EU, denominado IMAGINAÇÃO. Essa imaginação precisa ser alimentada, precisa ter ambiente adequado. Os brinquedos prontos não dão “asas” à imaginação (…) pois já estão prontos, definidos, limitados. Assim também é com a televisão que substitui essa atividade interna da criança ao brincar. O mundo moderno quer dar tudo pronto, definido e acabado para a criança porque a encara como adulto em miniatura. CRIANÇA NÃO É ADULTO. O melhor material para os brinquedos ainda é aquele encontrado na natureza: madeira, folhas, vagens com sementes, cabaças, água, terra, areia, pedras, bambu, conchas, sisal, etc; além de materiais que tragam um pouco de calor para a criança que se encontra hoje num mundo de plástico, como por exemplo de tecidos de algodão, bolas e bonecos recheados com lã de carneiro; feltro, couro, etc. A criança deve descobrir por si as várias possibilidades que o brinquedo oferece. Dependendo da idade da criança um brinquedo pode ter vários usos. A criança deve ter plena liberdade para usar sua imaginação enquanto brinca. Quanto mais simples for o brinquedo mais possibilidade terá para estimular a criança a inventar novas brincadeiras. “

 

 

 


6 Comments

  1. Alessandra

    Lindo, lindo, amoroso, quente, aconchegante, acolhedor, instigante, sedutor, envolvente, simples, belo, livre, gostoso … e vivo, muito vivo!!!!
    Muitos beijos, parabéns por essa vida deliciosamente bem vivida!
    Alê

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    • Karina

      ei alêeeeeeeeeeeeeeee, obrigada pelas amorosas palavras, foram um sopro suave de luz no meu dia! muitos beijos pra vc tb <3

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  2. Bárbara Ávila

    A foto do Téo nadando é ótima! Ah Ninna, que delicia de ver as fotos das crianças, ler os seus textos! Adoro! Abraço apertado e muitos beijos!

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    • Karina

      Ai amiga, não é ótima, eu morri de rir qdo vi ele jogado no chão se esbaldando! saudades de vc tb, thinking a lot about you and the precious seed of light 😉 love u

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  3. Rita Lopes

    Lindo, Fields! O trabalho e as fotos. Tudo maravilhoso, parabéns!

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    • Karina

      Obrigada, fildoca! muitos beijos………..

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