Papo de criança é tudo #6

 – Nina, meu pai perdeu alguns dentes – me conta a Qian-Yi. Antes mesmo que eu tivesse tempo de responder, o Harrison sugere:

– Fala pra ele procurar um bombeiro – ele fala e ri muito. As crianças que estão ao redor começam a rir também, inclusive a Qian-Yi, e todos começam a sugerir: um carpinteiro, um cozinheiro, uma escavadeira (!), e por aí foi. Minha sugestão de procurar o dentista? Muito sem graça pra eles 😉

– Nina, ontem à noite tinha um caracol voador na minha casa – me conta muito preocupada a Eliza.

– Que coisa, Eliza, eu nunca vi um caracol voador – eu respondo. Ela pensa e responde:

-Eu também nunca tinha visto, Nina, foi a primeira vez. Eu não sei por onde ele entrou, porque as janelas estavam todas fechadas.

– Nina, nesse último fim-de-semana fui ao zoológico – me contou o Leo.

– Que delícia, Leo, quais animais você viu?

– Vi vários, mas o que eu mais gostei foi o dragão. Ah, e também o dinossauro. Eles eram enormes, bem maiores que o meu pai – me conta ele sem nenhum tom de brincadeira. Era papo sério.

Antes das refeições, as crianças sempre lavam as mãos. Estamos todos sentados em círculo e  eu as convido a ir pro banheiro de formas diferentes. Nesse dia eu pedi a elas pra escolherem um animal e irem pro banheiro imitando esse animal. Teve de tudo: canguru, cobra, borboleta, lagarta, crocodilo, dinossauro, minhoca, etc. Quando chegou a vez da Qian-Yi, ela me disse muito séria:

– Nina, eu prefiro ir como eu mesma, senão como o meu pai vai me reconhecer quando ele vier me buscar?

Durante umas das refeições, começamos a conversar sobre a importância de escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e de preferência após cada refeição. O Errol me disse entusiasmado:

– Nina, eu escovo os dentes de manhã, à noite e quando está ensolarado.

Eu estava polindo os animais de madeira com as crianças. Usamos uma cheirosa cêra de lavanda. Eu começo a fazer a atividade e as crianças naturalmente vão chegando e pedem pra ajudar. As que preferem ficar brincando, lá continuam. A Holly chegou perto de mim e disse:

– Nina, eu não gosto de polir.

– Porque, Holly? É tão importante cuidar dos nossos brinquedos, eles ficam tão brilhantes!

– Eu sei, Nina, mas esse é que é o problema, eles ficam tão brilhantes que machucam meus olhos, parece que o sol está dentro da sala de aula.

Todos os posts publicados sob o título “Papo de criança é tudo” são frutos do meu contato com crianças do jardim de infância onde trabalho como professora. Elas têm de 3 a 5 anos e uma luz linda no coração!


Leave a Comment

Your email address will never be published or shared and required fields are marked with an asterisk (*).