Minha jornada Waldorf

O primeiro bimestre do meu curso terminou. Foram 8 semanas de mergulho intenso na difícil (dada a responsabilidade), porém especial, arte de educar. E assim será por todo o ano. Todas as matérias são agora direcionadas ao currículo da Pedagogia Waldorf. As aulas de Euritmia, Cerâmica e Artesanato não são mais direcionadas ao nosso desenvolvimento pessoal como foi no ano passado – estamos agora experimentando o que as crianças fazem nessas aulas, e tem sido lindo! Tivemos também aula de Ciências, Gramática e Matemática ensinadas sob a ótica da Antroposofia. Começamos a estudar o livro “A Arte da educação: o estudo geral do homem, uma base para a pedagogia” do Rudolf Steiner – esse livro é interessantíssimo. Também tivemos aula de Medicina Antroposófica, cujo professor é o Paulo Moraes, paulistano, radicado em Melbourne há mais de 10 anos. Ele é também o meu médico aqui – é ótimo poder falar em português sobre a minha saúde. E continuamos tendo aula de coral, que eu amo!

Agora terei 3 semanas de férias antes de retornar ao segundo bimestre, o qual já começarei dentro de sala de aula! É isso mesmo, terei 4 semanas de prática, em que terei a oportunidade de começar a experimentar a arte de educar. Esse primeiro estágio farei numa classe de alunos de 9 anos, a 3a série Waldorf. “Um dos aspectos inusitados da Pedagogia Waldorf é um sistema chamado looping, no qual um mesmo professor de classes fica com a turma por oito anos — da 1a à 8a série Waldorf. (…) Apesar de alunos Waldorf trabalharem com outros professores todos os dias, em matérias como música, línguas estrangeiras e educação física, a aula principal é dada pelo mesmo professor por oito anos. O objetivo é construir uma relação sólida de longo prazo, e ensinar aos alunos como fazer isso. (fonte do texto)” Eu ainda não sei se me tornarei uma professora de classe, pois sinto-me muito atraída pelos pequeninos do jardim de infância, mas quero experimentar o que é ser uma e também como me sentirei dando aula para os maiorzinhos.

Durante minhas férias tenho dois trabalhos para desenvolver. Um deles é escrever sobre a Medicina Antroposófica a partir de uma série de tópicos que o Paulo sugeriu. Acho o tema da saúde muito interessante – aliás a minha primeira escolha de profissão foi Medicina – e gosto muito do fato da Antroposofia focar na origem e não nos sintomas das doenças. Novamente aqui, o embasamento espiritual está fortemente presente, e este será um trabalho que terei grande prazer em desenvolver.

O outro trabalho está sendo uma delícia! Preciso escrever um conto de fadas e ilustrar doze consoantes que aparecem no texto. É um conto de fadas direcionado às crianças da 1a série e cujo objetivo é o início da alfabetização. O nome do objeto a ser ilustrado deve começar com a consoante em questão e a sua forma deve estar ali representada. Além disso, preciso também descrever as atividades que acompanharão a apresentação de cada letra (desenho de formas, atividades rítmicas, desenho, pintura, etc.). A minha professora me deu a opção de escrever em português e eu achei ótimo, pois amo escrever e acho que não teria o mesmo prazer escrevendo em inglês. Além do mais, poderei usar esse material pra ensinar os meus próprios filhotes a ler 🙂 Já andei rascunhando as consoantes e já tenho o conto de fadas estruturado na minha cabeça. Agora é só passar pro papel e depois pintar ou desenhar as consoantes. Ebaaaaaa!

Os meus rascunhos 🙂
Me contem se tiverem alguma idéia bacana de consoantes + devidas ilustrações 🙂

No terceiro bimestre teremos mais 4 semanas de prática a qual quero fazer em jardim de infância – isto é, caso eu não mude de idéia após o primeiro estágio 🙂

Estou feliz demais com a decisão que tomei em mudar de profissão. A cada dia que passa, percebo como os meus 18 anos de experiência em Administração e Finanças ficam mais distantes. Eles foram muito importantes, me trouxeram onde estou hoje. Mas nunca fizeram meu coração bater mais forte e jamais trouxeram lágrimas de emoção aos meus olhos. E isso tem acontecido frequentemente nessa minha jornada Waldorf.

“Deve-se poder educar de tal modo que se removam os obstáculos físicos e anímicos para aquilo que, a partir de uma ordem divina, penetra nas crianças como novidade em cada época no mundo, e que se crie para o aluno um ambiente por meio do qual seu espírito possa adentrar na vida em completa liberdade.
As três regras de ouro da arte de educar e de lecionar, que não podem ser concebidas simplesmente de maneira intelectual, mas devem ser apreendidas a partir do ser humano global, devem ser:
[1] Reverência frente ao cosmo que se manifesta na criança, [2] unida à consciência de que a criança representa um enigma divino, que se deve solucionar mediante a arte de ensinar; e [3] praticar com amor um método de ensino pelo qual a criança se educa instintivamente junto a nós, de modo que não se ameace a sua liberdade, a qual deve ser considerada também onde se encontra o elemento inconsciente da força orgânica de crescimento.” – Rudolf Steiner

Em 2011 comemora-se 150 anos de nascimento do Rudolf Steiner.


9 Comments

  1. Tuca Maia

    Amiga , amiga……que saudade de vc.
    Beijinhos…..
    Adorei os desenhos, crianças bem instruidas…adorei.

    Reply

    • Nina

      saudades muitas tuquinha! pena q eu e diego vamos perder essa festa de arromba do casal, mas ano que vem matamos saudades! beijos em todos!

      Reply

  2. Renatinha

    A-do-rei!
    Beijocas

    Reply

    • Nina

      beijos zé!

      Reply

  3. Guará

    Ei Karina!!!Aqui é a Guará, irmã da Sara..Adoro acompanhar seu blog e sua jornada aí…Tenho uma pequenina de dois anos, a Clara e me delicio com suas experiências, depois coloque aqui no blog como foi com os meninos do jardim de infância, e quem sabe não dá para você colocar o conto de fadas também? Adorei os rascunhos!!!Um beijão e tudo de bom para você sempre…
    Guará

    Reply

    • Nina

      guará querida, quanto tempo!!! delícia ler seu comentário e lembrar do seu rostinho lindo! parabéns pela clara! não sei se você chegou a ler um post onde coloquei algumas coisas sobre jardim de infância, ele tá aqui
      vou te mandar um material que tenho mas tá escrito em inglês.
      beijos, saudades e tudo de lindo pra vc e sua família!

      Reply

  4. Érica Diogo

    Oi Ka querida, me lembro como se fosse hoje do dia que você entrou na sala dizendo que ia estudar a pedagogia Waldorf. Fico emocionada de ler suas experiências por aí porque me trazem lembranças do meu irmão que também se encontrou na Antroposofia.
    Espero que em breve você mande notícias do seu sonho de ser mãe, parabéns querida pela decisão de vida e pelo amor, beijos

    Reply

    • Nina

      ei erica querida! bom você ter me feito relembrar esse dia, obrigada! a antroposofia é mesmo muito linda, entendo completamente o seu irmão, que deve estar mandando inspirações lá do reino dos anjinhos 🙂
      quanto ao meu mais acalentado sonho, também espero ter notícias ainda esse ano!!!!!!! beijos muitos e saudades!

      Reply

Trackbacks & Pingbacks

  1. O segundo inverno e muito mais | Up 2 U

Leave a Comment

Your email address will never be published or shared and required fields are marked with an asterisk (*).