Ornamentos de massa de modelar de amido de milho

Feitos de maizena, bicarbonato de sódio e água, pasmem!
Feitos de amido de milho, bicarbonato de sódio e água, pasmem!

Antes de ir pro Brasil, eu decidi que levaria pras minhas amigas, lembrancinhas feitas por mim. Estou viciada no Pinterest, e amo especialmente as dicas de artesanato. Foi lá que achei a receita desses ornamentos fofos e muito fáceis de fazer, ótima dica pra entreter os pequeninos em uma atividade lúdica.

Você vai precisar apenas de:

2 xícaras de bicarbonato de sódio
1 copo de amido de milho (Maizena)
1 1/4 xícaras de água

Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre até que comece a formar um purê, o que vai acontecer bem rapidinho (4 minutinhos, por aí). Retire do fogo imediatamente, e coloque a massa em uma vasilha pra esfriar. Caso você não tenha intenção de trabalhar a massa no mesmo dia, cubra-a com um pano úmido depois que tiver esfriado totalmente e conserve na geladeira.

No dia em que você for decidir brincar de modelar, retire a massa da geladeira e espere ela voltar à temperatura ambiente. Amasse-a bastante, peça ajuda aos pequeninos, a massa é deliciosa de amassar. Quanto mais você trabalhar a massa, menor a probabilidade de aparecerem rachaduras nos seus ornamentos assim como aconteceu com alguns dos meus – deêm uma olhada na foto acima.

Depois que você já tiver se divertido bastante, abra a massa usando um rolo. Também vale abrir a massa na mão, vai depender de como você quer os seus ornamentozinhos. Dica: não deixe a espessura muito fina, porque senão na hora de transferir seus tesourinhos pra forma de assar, eles vão perder a forma: a massa é bem molenguinha quando fria. Os meus eu deixei com cerca de 1 cm.

Depois que a massa está aberta, é hora de cortá-la no formato que você quiser e usar carimbos pra decorar.

Eu usei cortadores de cookies pra cortar os formatos e carimbos diversos pra decorar.
Eu usei cortadores de cookies pra cortar os formatos, e carimbos diversos pra decorar.

Transfira pra uma assadeira coberta com papel manteiga e asse em fogo bem baixo por cerca de 1 hora, virando os ornamentos após meia hora. Cuidado pra não assar demais, porque senão eles vão ficar marronzinhos.

Prontinhos pra ir pro forno!
Prontinhos pra ir pro forno!

Depois de 1 hora de forno, deixe-os esfriar, e estão prontos pra receber algum tipo de pintura, caso você ache que eles estão pedindo. Nos meus, eu coloquei um pinguinho de tinta dourada só pra acrescentar um detalhe.

Lindinhos demais, não?
Lindinhos demais, não?

Eles podem virar imãs de geladeira se você colar imãs com uma cola bem forte, ou você pode optar por fazer furinhos antes da massa ir pro forno, e aí eles podem virar enfeites pra pendurar, tipo esses abaixo que achei na internet. Sua imaginação é o limite! Enjoy!


5 Comments

  1. Kivia

    Olá
    Gostaria de saber com que tinta pode pintar a massa depois de pronta
    Obrigada

    Reply

  2. Mary Angel

    Hola están muy lindas tus creaciones no entiendo su idioma me gustaría mas información en Español por favor

    Reply

  3. Andrielle Oliveira

    Olá, quero saber se não tem problema de dar fungo depois com o tempo.

    Reply

  4. Nicole Kieras

    Oi gostaria de saber se essa massinha dura anos?Pois quero fazer um molde do pezinho da minha filha e guardar tipo pra sempre. Aguardo resposta obrigada.

    Reply

  5. empresa veterinaria curitiba

    Mas não era isso que eu queria… queria mesmo era voltar para meio do povão…

    queria mesmo era deslocar-se para Havana. http://Clinicaveterinariacuritiba.Com.br/

    Reply

Leave a Comment

Your email address will never be published or shared and required fields are marked with an asterisk (*).